Escola Municipal Vicente
Luiz Alves
Decreto de Criação
nº 26.803 de 12/03/87
Aut. – Portaria nº
1614/87 de 18/03/87
Decreto nº 27.872
de 12/02/95
Municipalizada –
Resol. SEE. 7741/95 de 25/10/95
Av. José Ambrósio de Queiroz nº 850 – CEP 38290-000 – Carneirinho –
Minas Gerais.
E-mail: emvlacar@yahoo.com.br
|
PIP
Plano de Intervenção Pedagógica 2014
“Alfabetização no Tempo Certo”
|
“O educador é o único
profissional a quem a sociedade solicita que modifique os modos de pensar,
sentir e agir das pessoas”. (Bernardo Toro)
Índice
Assuntos
|
Páginas
|
Justificativa
– Situação Problema
|
03
|
Objetivos
– Público Alvo
|
04
|
Recursos
– Avaliação
|
05
|
Seguimentos
Básicos para o Desenvolvimento do Plano
|
06
|
Referenciais
básicos – Matrizes de referencia para alfabetização
|
07
|
Resultados
das avaliações internas
|
10
|
Resultados
PROALFA – 3º anos do EF
|
14
|
Resultados
PROEB – Língua Portuguesa – 5º ano do EF
|
15
|
Resultados
PROEB – Matemática – 5º ano do EF
|
16
|
Resultado
IDEB
|
17
|
Conselhos
de Classe por ano de escolaridade
|
18
|
Ilustrações:
Dia “D” – 13/08/14 – “Toda Escola
Fazendo a Diferença
|
35
|
Sugestões
levantadas pelos funcionários da escola para elaboração do PIP 2014.
|
36
|
Ilustrações:
Dia “D” – 15/08/14 – “Toda Comunidade
Fazendo a Diferença
|
40
|
Sugestões
levantadas pela comunidade escolar para elaboração do PIP 2014.
|
44
|
PIP 2014 .
Desenvolvimento
do plano de Intervenção Pedagógica
|
48
|
Conclusão
|
53
|
Justificativa
Diante de um
diagnóstico feito na escola, observamos algumas dificuldades nos alunos do 1º
ao 5º ano, dentre elas: leitura, escrita e interpretação de textos, e fez-se
necessário a elaboração desse projeto que visa desenvolver uma maior
aprendizagem na alfabetização e no letramento de maneira significativa e
lúdica.Serão trabalhadas atividades com a participação de todos os alunos no
processo de ensino e aprendizagem, com métodos lúdicos e recursos audiovisuais
para que o ensino se torne mais eficaz. O letramento que compreende o domínio
da leitura e da escrita como contato com o mundo, é o foco central desse
projeto.Tendo em vista os resultados do diagnóstico das turmas, que foi a
primeira etapa do projeto, foi definido um plano de trabalho com as metas
gerais a serem desenvolvidas durante as próximas etapas. Foram definidas também
ações e atividades tendo por base as competências necessárias e que deveriam
ser garantidas no processo inicial de alfabetização e letramento. Ao trabalhar
a construção dessas competências, acreditar-se-á que cada aluno será capaz, ao
longo do desenvolvimento do trabalho, de identificar os diferentes portadores
de textos bem como seus usos sociais. Esse projeto será mais um passo dado em
prol do aluno, evitando principalmente que ele perca o estímulo na sala de
aula. Dessa forma, acredita-se que haverá uma melhora substancial nas produções
de textos e, consequentemente, melhores resultados nos estudos, de modo geral.
Situação Problema
Viver num ambiente letrado, onde são cultivadas e exercidas práticas sociais relativas à leitura e à escrita, permite à criançaesenvolver conceitos e competências funcionais relacionados à escrita, assim como garantir que as crianças efetivamente aprendam a ler e escrever assim que entram na escola é o objetivo de todo alfabetizador, no entanto isso se tornou um grande desafio.
Dessa forma, quais questionamentos a trabalhar:
* Por que muitos de nossos alunos passam pelo Pré-escolar e vão do 1º ao 5º ano sem aprender a ler e escrever?
* De que forma a leitura, a escrita e a produção de textos terá significado para o aluno?
* Como intervir no processo ensino-aprendizagem?
* Que estratégias fará o aluno ler, escrever e produzir um texto satisfatoriamente?
Objetivos:
Contribuir no processo de
alfabetização e letramento dos alunos através de atividades lúdicas, que alimentem
o imaginário infantil e contribuam para o desenvolvimento da leitura e escrita.
Baseado
nos resultados das avaliações de aprendizagem apresentado através de avaliações
pedagógicas, internas e externas observou alguns alunos que não ainda
alfabetizados e apresentam grandes dificuldades de acompanhar a turma,
analisando esta situação buscaremos através de intervenções pedagógicas que
alfabetize os alunos de 3º, 4º e 5º ano ainda não alfabetizados e que tem
apresentado grandes dificuldades em desenvolver as habilidades e capacidades de
ensino propostas para cada ano de escolaridade e assim incentivar a leitura de
mundo e a construção do conhecimento através da leitura de: livros, fichas de
leituras, adaptações de clássicos literários, documentários, conhecendo e
refletindo para facilitar a compreensão de textos narrativos, dissertativos e
informativos, possibilitar uma análise do uso da linguagem verbal, não verbal e
mista nas diversas situações de comunicação.
Objetivos específicos:
* Adquirir competência na
leitura e escrita;
* Conhecer alguns portadores de texto;
* Escrever ortograficamente correto;
* Saber interpretar vários tipos de texto;
* Reconhecer o jogo como ferramenta didática imprescindível no processo ensino aprendizagem;
* Planejar atividades lúdicas voltadas para o domínio do sistema alfabético, leitura e produções de textos.
* Conhecer alguns portadores de texto;
* Escrever ortograficamente correto;
* Saber interpretar vários tipos de texto;
* Reconhecer o jogo como ferramenta didática imprescindível no processo ensino aprendizagem;
* Planejar atividades lúdicas voltadas para o domínio do sistema alfabético, leitura e produções de textos.
Público alvo do Projeto:
Todos
os alunos da Escola Municipal Vicente Luiz Alves que se encontram com
dificuldades ou defasagem na aprendizagem baseados nas matrizes de referência
curricular proposta para cada ano de escolaridade.
Recursos
Recursos oferecidos
pela escola para o desenvolvimento do PIP.
ESTRUTURAL
|
DIDÁTICO
|
PROFISSIONAL
|
·
Sala de aula
·
Sala de
informática
·
Sala de
multimídia
·
Sala de
brinquedoteca
·
Merenda escolar
|
·
Jogos
educativos
·
Materiais como:
cartolina, sulfite, e papéis diversos, quadro, giz, etc.
·
Áudio e som
·
Data show e
vídeo
·
Computadores
|
·
Professor
regente da turma
·
Supervisor
pedagógico da escola
·
Direção e
vice-direção da escola
·
Estagiários
·
Bibliotecários
|
Observação
Mediante a
estrutura oferecida, o plano foi elaborado de maneira que possa ser
desenvolvido dentro da realidade da escola. Estamos contando com profissionais
de apoio, ou seja, professor de reforço trabalhando de maneira diferenciada e
atendendo as dificuldades dos alunos que não foram alfabetizados no tempo certo.
Avaliação:
A avaliação será diagnóstica
e processual, para que o professor possa rearticular sua prática de acordo com
as necessidades da turma. Serão observados os seguintes aspectos: participação,
interesse, desempenho, engajamento e colaboração.
Seguimentos Básicos para
o Desenvolvimento do Plano
EIXO
|
CAPACIDADE
|
HABILIDADE
|
Produção escrita
|
Produzir textos escritos de
gêneros diversos, adequados aos objetivos, ao destinatário e ao contexto de
circulação.
|
Escrever a fala de um
personagem com coerência e coesão, dentro do tema e com correção ortográfica.
|
Apropriação do sistema de
escrita
|
Compreender a função de
segmentação dos espaços em branco
e da pontuação de final de frase.
|
Reconhecer a palavra como
unidade gráfica.
|
Apropriação do sistema de
escrita
|
Reconhecer unidades
fonológicas como sílabas, rimas, terminações de palavras, etc.
|
Identificar o som de sílaba
medial de palavras.
|
Leitura
|
Construir compreensão
global do texto lido, unificando e inter-relacionando informações explícitas
e implícitas, produzindo inferências.
|
Fazer
inferências
|
Leitura
|
Identificar as finalidades
e funções da leitura em função do reconhecimento do suporte, do gênero e da
contextualização do texto.
|
Identificar a função social
das histórias infantis.
|
Referenciais Básicos:
Matrizes de referência
revisada e ampliada para a Alfabetização.
Tópico
|
Descritores
|
Detalhamento dos descritores
|
T1. Aquisição do sistema
de escrita
|
D1. Reconhecer
especificidades da linguagem escrita.
|
A
criança deve demonstrar habilidade de distinguir escrita de desenho.
|
D2. Diferenciar letras de
outros sinais gráficos.
|
O
aluno precisa diferenciar letras de números e de símbolos. Solicita-se a ele
que reconheça, por exemplo, um texto que circula socialmente ou uma sequencia
que apresenta somente letras do alfabeto, entre outros textos ou outras
sequencias que apresentam letras e números.
|
|
D3. Identificar letras do
alfabeto.
|
O
educando deve reconhecer letras do alfabeto apresentadas isoladamente ou no
contexto de uma palavra.
|
|
D4. Distinguir, como
leitor, diferentes alinhamento da escrita.
|
O
educando deve identificar letras isoladas ou palavras escritas com diferentes
tipos de letras: maiúsculas, minúsculas, cursiva, caixa alta e baixa.
|
|
D5. Reconhecer as
direções e o alinhamento da escrita.
|
O
alfabetizando, ao ter contato com um texto (conto, tirinhas, notícias, entre
outros), deve identificar a direção formal da escrita: onde se inicia a
leitura ou onde se localiza a última palavra do texto. Considerando a tarefa
de registro escrito, espera se que o aluno copie uma frase respeitando a
direção da escrita (de cima para baixo, da esquerda para a direita), bem como
use corretamente linhas, margens e reconheça o local adequado para iniciar a
escrita em uma folha.
|
|
D6. Reconhecer a palavra como unidade gráfica.
|
A
criança precisa reconhecer o número de palavras que compõe um pequeno texto.
Precisa, também, ao observar uma palavra, ser capaz de identificar o número
de vezes que ela se repete em um texto. Espera-se, ainda, por exemplo, que
palavras compostas por menos de três letras sejam identificadas como palavra.
|
|
D7. Identificar sons de
sílabas em palavras
|
O
alfabetizando precisa, ao ouvir a pronúncia de palavras (monossílabas,
dissílabas, trissílabas, polissílabas, oxítonas, paroxítonas,
proparoxítonas): com diferentes estruturas silábicas (CV, CCV, CVC, V, VC,
etc.) Identificar o número de sílabas que compõe uma palavras ou identificar
sílaba inicial, medial e final.
|
|
D8. Identificar relações
fonema/grafema (som/letra)
|
O
alfabetizando deve, ao ouvir a pronúncia de palavras (monossílabas,
dissílabas, trissílabas, polissílabas, oxítonas, paroxítonas,
proparoxítonas): com diferentes estruturas silábicas (CV, CCV, CVC, V, VC,
etc.) Identificar a diferença de um fonema (som) entre palavras distintas.
|
|
D9. Ler palavras
silenciosamente
|
A
criança deve ler palavra silenciosamente. A palavra apresentada é acompanhada
de um desenho que a represente. Esse descritor apresenta palavra em um nível
crescente de dificuldade em relação à estrutura silábica, ou seja, sílabas
CV, CVC, CCV, V e palavras com ditongo.
|
|
T2. Leitura e compreensão
|
D10. Demonstrar
conhecimentos sobre os usos sociais da ordem alfabética.
|
O
aluno deve reconhecer a ordem alfabética tendo em vista seus usos sociais. É
avaliado se ele identifica o local de inserção de um nome em uma lista ou
agenda, por exemplo. Verifica-se, também, a capacidade de identificação do
local correto de inserção de uma palavra, no dicionário, a partir da
observação da primeira letra.
|
D11. Identificar gêneros
textuais diversos
|
O
educando precisa reconhecer gêneros textuais que circulas na sociedade, mais
familiares e menos familiares...
|
|
D12. Identificar
finalidade de textos de diferentes gêneros e suportes.
|
Além
da identificação do gênero, é de suma importância que a criança identifique a
finalidade desses textos e seu suporte. Inicialmente são apresentados gêneros
mais familiares como: listas, bilhetes, convites, receitas culinárias e
posteriormente outros menos familiares como: notícias, anúncios, etc. Tais
textos podem ser identificados a partir de seu modo de apresentação e/ou de
seu tema/assunto e de seu suporte.
|
|
D13. Localizar informações
explicita em frases/ textos.
|
O
aluno precisa demonstrar habilidades no processamento de leitura de um texto.
Espera-se que ele possa identificar, no texto lido, informações que se
apresentam explicitamente. Essa informação pode estar presente no início, no
meio ou no fim do texto. O texto pode possuir diferentes extensões e graus de
complexidade na estrutura dos períodos. Tais fatores podem interferir no
processo de localização de informação.
|
|
D14. Identificar elementos
que constroem a narrativa.
|
O
educando precisa conhecer gêneros textuais que privilegiam a narrativa, tais
como: contos de fadas, contos modernos, fábulas, lendas. São avaliadas
habilidades relacionadas à identificação de elementos da narrativa: lugar,
espaço, tempo, personagem e suas ações.
|
|
D15. Formular hipóteses
|
A
criança precisa reconhecer o assunto de um texto a partir da observação de
uma imagem e/ou da leitura de seu título.
|
|
D16. Identificar assunto
de um texto
|
A
criança deve demonstrar capacidade de compreensão global do texto. Ela
precisa ser capaz de, após ler um texto, dizer do que ele se trata. Ou seja,
ser capaz de realizar um exercício de síntese, identificar o assunto que
representa a idéia central do texto.
|
|
D17. Inferir o sentido de
uma palavra ou expressão
|
O
aluno precisa revelar capacidade de, a partir da leitura silenciosa e
autônoma de um texto, inferir o sentido de uma palavra ou expressão menos
freqüente para crianças em texto de temas e gêneros diversos.
|
|
D18. Inferir informação
explícita em textos diversos
|
A
criança deve realizar inferência, o que supõe que seja capaz de ir além do
que está dito em um texto. Ou seja, ir além das informações explícitas,
relacionando informações presentes em um texto (verbal ou não verbal) com
seus conhecimentos prévios, a fim de produzir sentido para o que foi lido.
|
|
D19. Identificar efeitos
de humor ou ironia em textos diversos
|
O
aluno deve ser capaz de perceber o humor e a ironia em textos verbais e não
verbais como tirinhas, charge e piadas.
|
|
D20. Identificar marcas
linguísticas que evidencie os interlocutores de um texto
|
A
criança precisa identificar quem fala no texto ou para quem o texto é
endereçado, tendo como referencia aspectos como a seleção de palavras,
emprego de gírias, grau de formalidade, etc.
|
|
D21. Estabelecer relações
entre partes de um texto que contribuem para a sua continuidade
|
O
aluno precisa reconhecer formas de substituição do referente (ou antecedente)
no texto lido. Tal substituição pode ser feita por meio de pronomes,
sinônimos, expressões nominais definidas, etc.
|
|
D22. Estabelecer relações
lógicas discursivas presentes no texto, em situação de uso da língua
|
A
criança deve estabelecer relações de causa e consequência, de adição de
informações, de contra argumentação, de tempo e lugar marcados no texto por
meio de conjunções (aditiva, adversativa, temporal, causal) e advérbios
(tempo, lugar).
|
|
D23. Identificar efeito de
sentido decorrente do uso de sinais de pontuação ou recursos gráficos.
|
Ao
ler um texto, a criança deve ser capaz de identificar efeitos de sentido
decorrentes da utilização de letras maiúsculas e minúsculas, do uso de
determinada pontuação e de outras notações gráfico como negrito, itálico,
etc.
|
|
T3. Escrita
|
D24. Produzir palavras (escrever)
|
O
aluno necessita mostrar capacidade de escrever palavras de diversas formas e
complexidades, utilizado corretamente as regras ortográficas e de acentuação
|
D25. Produzir frases e
textos (escrever)
|
O
aluno necessita mostrar capacidade de escrever frases e textos com coesão e
coerência a partir de: temas sugeridos, observação de imagens e cenas,
ditados, bilhetes, convites, etc. Utilizar nestas diversas formas e
complexidades, utilizadas corretamente as regras ortográficas e de
acentuação.
|
“Um dos maiores danos que se pode causar a uma criança é levá-la a
perder a confiança na sua própria capacidade de pensar”. Emilia Ferreiro.
Dia
“D” – 13/08/14 – “Toda Escola Fazendo a Diferença
DESENVOLVENDO O PIP:
Ø
SUGESTÕES LEVANTADAS PELOS FUNCIONÁRIOS
DA ESCOLA.
Dia “D” – 13/08/14 – “Toda Escola
Fazendo a Diferença”
O QUÊ?
Identificação
do Problema
|
COMO?
Estratégias
de Intervenção
|
META %
O que e quanto podemos melhorar em
busca de alcançar as metas sugeridas pela SEE
|
DURAÇÃO
Período
de realização
|
RESPONSÁVEL
Nome das pessoas que irá
desenvolver diretamente a intervenção sugerida.
|
Falta de incentivo a leitura
|
Criar projetos de leitura que
incentivem o aluno a ler; melhorar o acervo literário da biblioteca;
capacitar os auxiliares de biblioteca.
|
40%
|
O ano letivo todo
|
SME/Supervisão da escola
|
Defasagem e dificuldades na
aprendizagem
|
Criar sala de alfabetização no contra
turno para alunos dos 3º, 4º e 5º anos ainda não alfabetizados;
Ter no mínimo um professor de reforço
e com comprometimento para cada turno;
Capacitação docente na alfabetização
de alunos com dificuldades. Reforço separado de Língua Portuguesa e
Matemática, com salas apropriadas.
|
80%
|
O ano todo
|
SME e direção
|
Material pedagógico para o aluno
|
Adquirir mais materiais dourado,
ábaco, silabário, blocos lógicos, peças para montar e material para Educação
Física.
|
80%
|
O mais rápido possível
|
SME
|
Recursos materiais
|
Disponibilizar um computador bom para
sala dos professores e supervisão;
Adquirir um notebook para a supervisão
carregar com todos os dados pedagógicos para reuniões pedagógicas e outras
reuniões.
|
35%
|
O mais rápido possível
|
SME
|
Enturmação
|
Sei que é um assunto polemico e
difícil, mas procurar realizar as enturmações o mais homogênea possível,
observando as dificuldades dos alunos, repetência e número de meninos e
meninas. Sugestão: basear-se nos conselhos de classe, pedir auxílio ao
pedagógico e professores que trabalharam com os alunos.
|
70%
|
Início de 2015
|
Direção/Supervisão
|
Avaliação de notas
|
Mudar a forma da avaliação em relação
ao quantitativo: Avaliação mensal e bimestral.
|
100%
|
|
|
Falta de material para professor
específico
|
Melhorar manutenção nos computadores,
troca de mouse, teclado, CPU na sala de informática, mais computadores para
os alunos, adquirir mais aparelhos que toca CD e pendrive.
|
100%
|
|
|
Progressão continuada
|
Criação de sala de alfabetização no
contra turno. Legalizando a sala e criando obrigatoriedade dos alunos na
frequência com apoio assistencial.
|
Alcançar 100%
|
O ano todo
|
Professor alfabetizador
|
Sala de alfabetização no máximo 15
alunos
|
Criar mais salas, principalmente de 3º
anos que são os anos com mais dificuldade, porque tem alunos de vários níveis
de aprendizagem e também são as mais lotadas da nossa escola.
|
100%
|
Inicio do ano letivo
|
Diretora
|
Dificuldade ao acesso de material
lúdico
|
Comprar mais materiais.
|
100%
|
O ano todo
|
Administração e direção
|
Falta de psicólogo e fonoaudiólogo
|
Sala equipadas para tais profissionais
e contratação de profissionais capacitados. Pelo menos dois psicólogos para a
E.M.V.L.A. sendo um para cada turno,
trabalhar, projetos, grupos e orientar-nos de como lidar com situações extremas
de nossos alunos.
|
100%
|
O ano todo
|
Direção e secretaria de educação
|
Progressão continuada
|
Professor comprometido com o reforço
para trabalhar com as dificuldades do aluno;
Ter mais professores de reforço.
|
100%
|
Durante todo o ano letivo.
|
Professor alfabetizador.
|
Família desestruturada
|
Visitar as famílias com o objetivo de
conscientizá-las a participar mais ativamente da vida escolar de seu filho.
Continuar com a Assistente social.
|
|
Quando julgar-se necessário.
|
Direção, psicólogo, orientação,
assistência social.
|
Festas em salas de aula (aniversário)
|
Proibir. Ter uma sala única só para
isso.
|
40%
|
6 meses
|
Direção e professores.
|
Colocar alunos para buscar objetos
fora da sala.
|
Chamar os inspetores de alunos.
|
20%
|
6 meses
|
Inspetores de alunos.
|
Desinteresse pela leitura falta de
incentivo dos professores, atividades desenvolvidas através de leitura em
sala de aula
|
Adquirir livros novos e interessantes
para biblioteca. Novos materiais, capacitação para as bibliotecárias,
incentivo para apresentação de teatros de pessoas com parceria de companhias
teatrais, coleções novas de leitura.
|
70%
|
6 meses
|
Setor administrativo
|
Ausência do professor da sala
|
Professor auxiliar para as crianças
não ficarem sozinhas e deixar atividades para que não haja tanta
indisciplina.
|
60%
|
6 meses
|
Professor auxiliar;
Professor eventual.
|
Conservação de material didático
|
Através de palestras, incentivos e
conscientização.
|
60%
|
6 meses
|
Toda equipe escolar.
|
Falta de material para professores
específicos
|
Criar sala de Artes. Organizar melhor
os materiais para as aulas específicas; Organizar sala de Informática e o
espaço da Educação Física.
|
100%
|
|
|
Local inapropriado para a realização
das aulas
|
Construção URGENTE da quadra da Escola
Municipal Vicente Luiz Alves.
|
|
Com urgência
|
Prefeitura Municipal e SME.
|
Sala de apoio para crianças especiais
com vários materiais lúdicos
|
Professor de apoio capacitado na
função e aquisição de materiais necessários.
|
100%
|
Inicio do ano
|
Administração e direção
|
Inclusão
|
Apoio pedagógico dentro da sala de
aula para alunos com necessidades especiais; Material pedagógico adequado.
|
100%
|
Durante o ano letivo
|
Assistente pedagógico com nível de
formação.
|
Máximo de 18 alunos por turma
|
Para que tenha um bom desenvolvimento
dentro da sala;
Que o ensino seja amplo a toda a sala
|
|
Que seja realizado diariamente
|
|
Dificuldade na leitura e na escrita
|
Trabalhar com caderno paralelo com
atividades de alfabetização e com auxílio dos eventuais na organização do
material.
|
80%
|
Durante o ano letivo
|
Supervisora, reforço – Célia
|
Os alunos não trazem corretamente os
materiais para a aula.
|
Que a família ajude a criança
organizar o material de cada dia, observando o horário. E não permitir que os
alunos participem da aula sem material.
|
O aluno vai ter sempre a matéria em
dia facilitando na hora de estudar para as avaliações
|
Durante todo o período de aula
|
O professor disponibilizando do
horário e pais ou responsáveis pela criança
|
Dificuldade ao acesso do material
lúdico e escassez
|
Comprar mais materiais.
|
100%
|
O ano todo
|
Direção e SME.
|
Falta de psicólogo e fonoaudiólogo
|
Sala equipada para tais profissionais
e ter profissionais exclusivos para a escola.
|
100%
|
O ano todo
|
Direção e secretaria de educação
|
Falta da participação da família no
processo ensino-aprendizagem
|
Conscientização familiar da
importância do atendimento na sala de recursos.
|
Meta: 70%
Esperamos essa porcentagem, mas
depende do contexto familiar e social inserido.
|
Constante
|
A equipe do AEE juntamente com
professores regentes, assistente social, psicólogo, direção e todos
envolvidos.
|
Falta interesse da família pela
documentação necessária para atendimento na Sala Recurso
|
Encaminhar os alunos aos especialistas
(neurologista, psicólogo, etc...).
|
70%
|
Até que consiga a documentação
necessária
|
A equipe do AEE conscientizando e a
família fazendo a sua parte
|
Aluno que não tem comprometimento com
os estudos
|
Cobrar e chamar cada responsável
|
100%
|
Durante o ano letivo
|
Regente e supervisora
|
Falta de atendimento psicopedagógico.
|
Um profissional da área para atender
os alunos com dificuldades de aprendizagem
|
100% de atendimento ao aluno para
avaliação
|
Ano todo
|
Psicopedagogo.
|
Dia “D” – 15/08/14 – “Toda Comunidade
Fazendo a Diferença”
Ø
SUGESTÕES LEVANTADAS PELOS
PAIS E/OU RESPONSÁVEIS PELOS ALUNOS DE NOSSA ESCOLA.
Dia “D” – 15/08/14 – “Toda Comunidade
Fazendo a Diferença”
Identifique um problema que você acha ser
prejudicial para aprendizagem em nossa escola
|
Dê sugestões de ações a serem realizadas para
melhorar o problema que você identificou.
|
Pouco reforço na escola.
|
Contratação de mais professores de reforço.
|
A falta de interesse do filho com as obrigações da sala de
aula.
|
Que a professora seja cada vez mais exigente com ele só
assim ele será um aluno nota 10.
|
O desinteresse pela leitura. A falta de vontade de ir à
escola.
|
Só vamos poder ter uma melhor educação quando nossos
educadores forem valorizados.
|
Muito barulho na sala de aula.
|
Exigir dos alunos mais disciplina na sala de aula e cobrar
atitude das famílias.
|
Professores exaustos e com dificuldades para atender todos
os alunos.
|
Melhorar o salário, diminuir o horário de trabalho dos
professores e valorizar mais.
|
Cobrar mais das autoridades melhorias.
|
Construindo a quadra para incentivar as atividades físicas
dos alunos.
|
Cobrando mais dos alunos sobre as matérias.
|
Com aplicação de cursos aos professores melhorando o seu
conhecimento.
|
Aproveitar mais o tempo das crianças na escola, tirando-as
das ruas.
|
Criando o período integral na escola com duplo
aprendizado.
|
Permissão de entrada de aparelhos celulares e outros no
ambiente escolar.
|
Proibir a entrada destes aparelhos na escola.
|
Aprendizagem. Poucas reclamações.
|
Apenas que os educadores tenham mais paciência ao ensinar
e explicar o conteúdo.
|
Um aperfeiçoamento ao corpo docente com alguma
pós-graduação pelo conselho municipal.
|
Salários dignos aos nossos professores. Estudei bem menos
que a professora de meu filho e ganho muito mais do que ela coitada.
|
Acabar com a indiferença social entre as crianças e professores com crianças.
|
Ensinar as crianças que dinheiro não é tudo.
|
Acabar com o bullying com as crianças.
|
Os professores prestar mais atenção nas crianças que
praticam o bullying e punir.
|
Os professores gritam muito com os alunos.
|
Tentar abaixar o tom de voz com os alunos. Falar baixo educa mais que gritar.
|
Os professores devem ter pulso firme com os alunos. Não
deixar que façam o que querem e quando bem entendem.
|
Fazer trabalhos em grupo com a leitura porque achei muito
alto o índice de português, pois os alunos não estão sabendo ler bem como
deveriam.
|
Colocar as crianças para cumprir com os deveres.
|
Apoio escolar e principalmente o apoio familiar.
|
Atendimento individual psicológico para as crianças.
|
Contratação de mais psicólogos para a demanda.
|
Sala numerosa e com muitos alunos com dificuldade para
aprender a ler e escrever.
|
Colocar menos alunos em cada sala para ter melhor
rendimento principalmente nos 3º e 5º ano que estão muito cheios de alunos
com dificuldades graves.
|
Conversas.
|
A conversa prejudica não só o aluno, mas o professor
também.
|
Aulas que empolguem mais as crianças.
|
Aulas diferentes, mais recreativas, peças de teatro,
melhorar as aulas de artes, informática e o recreio.
|
Falta de incentivo a leitura.
|
Livros infantis, para incentivar a leitura.
|
Piso ruim e muitos degraus.
|
Uma estrutura melhor na escola para ser mais seguro para
as crianças.
|
Mais reforços para o aluno que está com dificuldade.
|
Contratar mais professores de reforço que sejam BONS
PROFISSIONAIS E EMPENHADOS.
|
‘Alguns” professores desqualificados.
|
Colocar professor qualificado para dar aulas, que não fale
e não escreva errado e corrija os cadernos.
|
Falta de dedicação dos professores e alunos.
|
Tem alguns professores que não querem nem saber porque
ganham pouco e alunos que não fazem nada porque sabem que vão passar de ano
mesmo não sabendo nada.
|
Falta de autoridade.
|
Mais autoridade da escola.
|
Falta de empenho profissional de alguns professores.
|
Que professores seja avaliado por profissionais designados
e competentes atestando assim suas reais competências para que sejam
beneficiados os merecedores.
|
Falta de pessoas para auxiliar as crianças.
|
Para que elas tenham mais segurança, não briguem e não se
machuquem.
|
Dificuldade na fala dos alunos
|
Uma fonoaudióloga só para a escola.
|
Alunos indisciplinados que atrapalham o andamento da aula.
|
Procurar a família e tentar melhorar suas atitudes perante
os colegas.
|
Reforma do prédio o mais breve possível.
|
Colocar placas de sinalização de transito na saída para os
alunos, pois está muito perigoso.
|
Os alunos ficam muito presos querem mais brincadeira e
lazer.
|
Horários de recreio mais longos.
|
Alunos que não aprendem no tempo certo.
|
Ter maior aproveitamento na escola com as atividades que
ensinam e educam.
|
Regulagem do ar condicionado em baixas temperaturas.
|
Regular as temperaturas mais altas.
|
Estresse de alguns profissionais na educação.
|
Pensar antes de responder.
|
Falta de paciência para explicar novamente algumas
matérias.
|
Necessita a escola em período integral.
|
Competência profissional
|
Capacitar os profissionais que apresentam deficiência
profissional.
|
Capacitar todos os professores em matemática.
|
Não é necessário apenas um dia, mas sim uma sequencia com
os profissionais competentes para que possam realmente acontecer às mudanças
em prol da qualidade.
|
Capacitar os professores de 4º e 5º ano em matemática.
|
Muitos professores tem muita dificuldade em ensinar
matemática, os alunos não entende as aulas porque os professores não domina
|
Falta de vontade do próprio aluno.
|
Tomar atitudes mais severas, para o bem do aluno.
|
Professor deveria ser mais severo.
|
Ser mais rígido nas regras da escola com o aluno.
|
Falta de pulso com os alunos.
|
Mais rigidez em relação a uniformes, punição no recreio,
etc.
|
Pouca participação entre os alunos e os pais na escola.
|
Através de momentos família, maior presença dela na
escola, vendo que a participação em família unida é sinal de escola feliz.
|
Mais apoio para as crianças especiais que necessita de
ajuda para locomoção.
|
Contratando funcionários aptos e com responsabilidade e
carinho para cuidar melhor deles e com muito amor.
|
Mais uma pessoa na sala para ajudar o professor.
|
Ter debate entre as salas, que isso incentive o aluno a
estudar mais.
|
Falta de monitores nas salas de aula.
|
Contratarem monitores para olhar as crianças na escola e
salas de aula.
|
Falta de criatividade
|
Precisam ter mais atividades de criatividade,
profissionais próprios pra isso.
|
Maior clareza nas explicações das professoras.
|
Os profissionais deveriam ser mais treinados para certas
funções escolares especificas.
|
Falta de escrita
|
Escrever mais na lousa para estimular a parte escrita de
seus alunos.
|
Não colocar as crianças em projetos sem permissão dos
pais.
|
Recolher assinatura dos pais autorizando.
|
Os conteúdos trabalhados do 1º ano 5º ano.
|
Repensar os conteúdos trabalhados do 1º ao 5º ano, de
acordo com as avaliações externas, qual é a exigência (português e
matemática), então focar na alfabetização, trabalhar leitura, interpretação,
escrita, as quatro operações, solução de problemas.
|
Melhorar os comportamentos, bullyings, brigas.
|
Que a diretoria tente resolver as brigas das crianças, não
sendo necessária a chamada dos responsáveis.
|
Problemas com suficiência de papel higiênico.
|
Adquirir mas papel higiênico, colocar suportes nos
banheiros para as crianças não ficarem constrangidas em ter que ficar pedindo
papel quando precisar.
|
Falta de tarefas de casa.
|
Tarefas diárias, onde os alunos possam assimilar melhor os
conhecimentos adquiridos e os pais possam acompanhá-los.
|
Mais avaliações e atividades de pesquisa (trabalhos).
|
Fazer com que os alunos tenham o compromisso com os
estudos através da cobrança e estudo para avaliações e trabalhos.
|
Alguns professores estão faltando muito.
|
Substituição ou trocas de professores prejudicam muito o
aluno.
|
A atitude de alguns professores.
|
Alguns professores descontam os seus problemas particulares
nos alunos e isso deve ser evitado, os alunos devem ser mais respeitados.
|
Informação.
|
Sempre os professores devem estar informados sobre a
situação e dificuldades que o aluno passa, para que não aja nenhum
desconforto entre os alunos e/ou pais.
|
Alunos que dormem na sala de aula.
|
Informar sempre a família, procurar chamar a atenção do
aluno e dar aulas que não sejam chatas e sem estímulos para as crianças.
|
A situação de alguns banheiros femininos.
|
Melhorar a estrutura, a higiene, colocar papel higiênico,
sabonete líquido e toalha.
|
Pouco uso dos computadores.
|
As crianças usam poucos os computadores e eles adoram as
aulas de informática já são poucas e eles ainda ficam na sala de aula
copiando. Se tiver que copiar alguma coisa que seja digitando no computador
pelo menos fica mais feliz e aprendem com a máquina.
|
O calor.
|
A instalação de aparelhos de ar condicionado e/ou
ventiladores que funcionem.
|
A falta de orientadores mais dedicados.
|
A escola precisa de orientadores que conversem, orientem e
ajudem os professores com as crianças que apresentam problemas de
indisciplina e outros comportamentos.
|
Mais rigidez com os alunos brigões e indisciplinados.
|
Faltam atitudes mais severas, que punam os alunos que
agridem os outros com frequência e responsabilize as famílias por seus atos.
|
Mais dedicação dos professores no ensino.
|
Os professores deveriam trabalhar com os alunos como
gostariam que seus filhos fossem ensinados. O professor que só reclama da
escola e dos alunos deveria ser mudado de setor para não prejudicar os alunos
e a escola.
|
Poucos estagiários na escola.
|
Necessitam-se estagiários para ajudar os professores nas
salas de aula;
Convidar alunos do 3º ano do ensino médio da escola Bom
Sucesso para ajudar os professores, uma parceria entre a municipal e a
estadual.
|
Falta de projetos para toda a escola
|
Competições educativas, estimulando o aluno a estudar
mais.
|
Falta de atividades cívicas, sociais e culturais
|
Todas as semanas ter um dia para um momento no pátio de
apresentações, como uma sessão cívica.
|
Mais aulas de ensino religioso e valores.
|
Falar mais de Deus e boas maneiras nas salas de aula.
|
Jogos recreativos para o intervalo, educação física.
|
Mesas pimbolim, ping pong, desenhos de amarelinhas no chão,
TV grande no pátio com desenhos educativos para as crianças brincarem (no
intervalo).
|
Ampliação do prédio escolar para o período integral.
|
Para poder trabalhar projetos, reforço escolar, tarefas,
culinárias, passeio, natação.
|
O recreio junto com as crianças mais velhas.
|
No recreio é necessário haver separação entre as crianças
mais velhas e mais novas.
|
Muitas brincadeiras e pouco estudo.
|
Mais atividades de estudo.
|
A saída muito tumultuada.
|
Ao bater o sinal de saída deveria fazer filas com os
alunos (como na entrada), pois ocorre muito empurrão e eles acabam se
machucando.
|
A falta de qualificação dos professores no desempenho do
ensino aos alunos.
|
Requerer a prefeitura ou do estado, provas de capacitação
para nossos professores executadas diretamente pelo MEC. O professor não pode
ter toda a liberdade de escolher a
sala que vai dar aula porque tem professor que tem dificuldade nos conteúdos
de 4º e 5º ano e os alunos não estão aprendendo nada, principalmente matemática.
|
Casos de falta de respeito e educação entre os alunos e
com os professores.
|
Maior rigor e disciplina dentro e fora da sala de aula.
Caso aconteçam casos de falta de educação e indisciplina, exigir a presença
do aluno acompanhado dos pais.
|
“Que sejamos semeadores
conscientes, espalhando milhões de sementes ao nosso redor todos os dias...”
“Que consigamos além de semear, cultivar e posteriormente recebermos junto com
toda a sociedade a dádiva de uma colheita farta baseada no fruto do nosso
trabalho como educadores”.
PIP 2014 - Escola Municipal Vicente Luiz Alves
Av. José Ambrósio de Queiroz nº 850 –
CEP 38290-000 – fone: (34) 3454 0241 - Carneirinho – Minas Gerais.
O QUÊ?
Identificação do Problema
|
COMO?
Estratégias de Intervenção
|
META %
O que e quanto podemos melhorar
em busca de alcançar as metas sugeridas pela SEE
|
DURAÇÃO
Período de realização
|
RESPONSÁVEL
Nome das pessoas que irá
desenvolver diretamente a intervenção sugerida.
|
Enturmação
|
·
Cuidar para que nas próximas inturmações
sejam observados o nível de aprendizagem dos alunos e quantidades de meninos
e meninas.
|
100%
|
Início
do ano
|
Direção
e supervisão pedagógica
|
·
Evitar ao máximo mudar os alunos de turma
durante o período letivo.
|
75%
|
O ano
todo
|
Direção
|
|
Número
de alunos
|
·
No máximo 15 alunos para salas de
alfabetização do EF.
|
50%
Por sabermos que está bem divergente da média que o estado propõe, no
entanto nossa escola é Municipal achamos ser possível realizar se planejado.
|
O ano
todo
|
SME
|
·
No máximo 18 alunos para salas de 4º e 5º
anos do EF.
|
O ano
todo
|
SME
|
||
Valorização
profissional
|
·
Melhoria na remuneração dos profissionais
da educação.
|
75%
|
O mais
rápido possível
|
SME
|
·
Incentivar a capacitação profissional.
|
O ano
todo
|
SME
|
||
·
Atualizar o plano de carreira do
magistério.
|
O mais
rápido possível
|
SME
|
||
·
Avaliação de desempenho com gratificação de
incentivo.
|
Ao
final do ano letivo
|
SME
|
||
Alunos com problemas
psicológicos de saúde e estrutura familiar
|
·
Disponibilizar profissionais exclusivamente para nossa escola sendo
estes: Psicólogo e fonoaudiólogo
|
90%
|
O ano
todo
|
SME
|
·
Diálogo com as famílias das crianças e conscientização dos mesmos.
|
100%
|
O ano
todo
|
Direção
|
|
·
Estabelecer parcerias com a Secretaria de saúde e proporcionar o mais
rápido possível o encaminhamento, atendimentos e viabilização de laudos
psicológicos, fonoaudiológico e neurológico que possam nos embasar e melhorar
a aprendizagem das crianças que apresentam tais necessidades.
|
100%
|
O ano
todo
|
SME
|
|
Alunos indisciplinados
|
·
Desenvolvimento de projetos e palestra com os temas para pais e
alunos.
|
85%
|
O ano
todo
|
SME e Direção
|
·
Disponibilizar psicólogo exclusivamente para nossa escola.
|
100%
|
O ano
todo
|
SME
|
|
·
Diálogo com as famílias das crianças e conscientização e contar com o
apoio dos mesmos.
|
100%
|
O ano
todo
|
Direção
|
|
Falta de apoio e envolvimento
com a vida escolar das famílias de alguns alunos
|
·
Promover mais reuniões e palestras.
|
80%
|
O ano
todo
|
Direção
|
·
Cobrar mais comprometimento dos responsáveis pelos alunos.
|
90%
|
O ano
todo
|
Direção
|
|
·
Acionar as autoridades quando houver descaso por parte das famílias
quanto ao envolvimento na vida escolar do filho.
|
100%
|
O ano
todo
|
Direção
|
|
Poucas aulas de reforço
|
·
Contratação de mais professor de reforço para ajudar a alfabetizar.
|
100%
|
Início
do ano letivo
|
SME
|
·
Disponibilizar um professor de reforço para alfabetização em cada
turno.
|
100%
|
Início
do ano letivo
|
SME
|
|
·
Disponibilizar um professor de reforço exclusivo para matemática.
|
95%
|
Início
do ano letivo
|
SME
|
|
·
Disponibilizar uma sala de aula adequada e equipada para o reforço.
|
|
Início
do ano letivo
|
SME e Direção
|
|
Alunos do 1º e 2º anos que se
encontram sem o desenvolvimento de coordenação motora; sem domínio do
alfabeto; com dificuldades na diferenciação entre letras e outros símbolos
gráficos; e na segmentação e orientações da escrita.
|
·
Preparar atividades diferenciadas para os alunos a fim de desenvolver
as habilidades ainda não adquiridas, paralelamente na sala de aula.
|
100%
|
O ano todo
|
Professor regente
e supervisor pedagógico.
|
·
Aulas lúdicas e criativas que incentive e motive os alunos.
|
100%
|
O ano todo
|
Professor regente
|
|
·
Utilização de Jogos na sala de aula como: quebra-cabeça, jogo da
memória, bingos de palavras, sílabas e letras voltadas para as habilidades
ainda não desenvolvidas.
|
100%
|
O ano todo
|
Professor regente
|
|
·
Estabelecer parcerias com a Secretaria de saúde e proporcionar o mais
rápido possível o encaminhamento, atendimentos e viabilização de laudos
psicológicos, fonoaudiológico e neurológico que possam nos embasar e melhorar
a aprendizagem das crianças que apresentam tais necessidades.
|
90%
|
O ano todo
|
SME
|
|
Alunos com defasagem na
aprendizagem e ainda não alfabetizados até o 3º ano do EF.
|
·
Assistência individualizada, semanalmente,
fora da sala de aula pelo professor de reforço (Célia).
|
Conseguir que 80%
Que os alunos estejam motivados
e com as mínimas condições de
realizar as avaliações internas
e externas, e assim proporcionar condições para que os mesmos consolidem o
domínio da leitura e da escrita até dezembro de 2014, evitando assim que não
carreguem dificuldades para o ano seguinte.
|
O ano todo
|
Professor de Reforço
|
·
Confecção de caderno com atividades diferenciadas de alfabetização aos
alunos ainda não alfabetizados para ser trabalhado paralelamente na sala de
aula.
|
O ano todo
|
Professor de Regente
|
||
·
Trabalhando com as seqüências didáticas
oferecidas pela SRE e outras atividades contextualizadas.
|
O ano todo
|
Professor de Regente
|
||
·
Utilização de fichas de leituras em nível inicial de alfabetização
|
1º, 2º e 3º bimestres
|
Professor de Regente
|
||
·
Utilização de jogos na sala de aula como: quebra cabeça, jogo da
memória, bingos de palavras, sílabas e letras voltadas para a alfabetização.
|
O ano todo
|
Professor de Regente
|
||
·
Estabelecer parcerias com a Secretaria de saúde e proporcionar o mais
rápido possível o encaminhamento, atendimentos e viabilização de laudos
psicológicos, fonoaudiológico e neurológico que possam nos embasar e melhorar
a aprendizagem das crianças que apresentas tais necessidades.
|
O ano todo
|
Secretaria Municipal de Educação
|
||
·
Leitura oral na sala de aula determinando o
padrão esperado observando a fluência, ritmo e entonação. Uso de recursos
diversificados como: microfone, quadro de registro das melhores leituras com
valorização das primeiras colocações; auditório para a apreciação da escola;
jornal simulado com leitura de pequenas notícias.
|
100%
|
O ano todo
|
Professor regente
|
|
·
Elaboração e execução de projetos interdisciplinar para datas
comemorativas
|
100% Já pronto para execução.
|
O ano todo
|
Supervisão pedagógica
|
|
·
Elaboração e execução de projetos interdisciplinar de língua
portuguesa “Soletrando”.
|
100%
Já pronto para execução.
|
4º bimestre
|
Supervisão pedagógica
|
|
·
Elaboração de projetos interdisciplinar de língua portuguesa e
matemática “Matemática: Cálculos e tabuada Divertida”
|
100%
Já pronto para execução.
|
3º bimestre
|
Supervisão pedagógica
|
|
Avaliação
|
·
Valorizar mais as avaliações escritas realizadas bimestralmente.
|
80%
|
O ano todo
|
Professor regente
|
·
Avaliação diagnóstica pedagógica realizada, analisada e exposta
através de relatórios, gráficos e tabelas.
|
100%
|
O ano todo
|
Supervisão pedagógica
|
|
·
Além a avaliação bimestral também aplicar testes avaliativos
principalmente nos 3º, 4º e 5º anos.
|
100%
|
O ano todo
|
Professor regente
|
|
Alunos matriculados nos anos
finais (4º e 5º anos) com defasagem na aprendizagem principalmente em leitura
e escrita.
|
·
Confecção de caderno com atividades diferenciadas de alfabetização
para os alunos que ainda não estão alfabetizados para ser trabalhado
paralelamente na sala de aula.
|
100%
|
O ano todo
|
Professor regente e supervisão pedagógica.
|
·
Utilização de Jogos na sala de aula como: quebra cabeça, jogo da
memória, bingos de palavras, sílabas e letras voltadas para a alfabetização.
|
100%
|
O ano todo
|
Professor regente
|
|
·
Trabalhando com as seqüências didáticas
oferecidas pela SER e outras atividades contextualizadas.
|
90%
|
Até o 3º bim.
|
Professor regente
|
|
·
Assistência individualizada, semanalmente,
fora da sala de aula pelo professor de reforço (Célia).
|
100%
|
O ano todo
|
Professor reforço
|
|
·
Leitura oral na sala de aula determinando o
padrão esperado observando a fluência, ritmo e entonação. Uso de recursos
diversificados como: microfone, quadro de registro das melhores leituras com
valorização das primeiras colocações; auditório para a apreciação da escola;
jornal simulado com leitura de pequenas notícias.
|
100%
|
O ano todo
|
Professor regente
|
|
·
Elaboração e execução de projetos interdisciplinar para datas
comemorativas
|
100% Já pronto para execução.
|
O ano todo
|
Supervisão pedagógica
|
|
·
Elaboração e execução de projetos interdisciplinar de língua
portuguesa “Soletrando”.
|
100%
Já pronto para execução.
|
4º bimestre
|
Supervisão pedagógica
|
|
·
Elaboração de projetos interdisciplinar de língua portuguesa e
matemática “Matemática: Cálculos e tabuada Divertida”
|
100%
Já pronto para execução.
|
3º bimestre
|
Supervisão pedagógica
|
|
Alunos de Baixo Desempenho nas
avaliações externas e/ou internas.
|
·
Assistência individualizada, semanalmente,
fora da sala de aula pelo professor de reforço (Célia).
|
100% Já em execução.
|
O ano todo
|
Professor reforço
|
·
Elaboração, aplicação e análise dos
resultados de simulados.
|
100%
|
O ano todo
|
Professor regente e supervisão pedagógica
|
|
·
Promover debates e estudos de grupo.
|
80% Já em execução.
|
O ano todo
|
Professor regente
|
|
·
Elaboração de aulas e tarefas para casa com
semelhança as atividades cobradas nas avaliações externas.
|
100%
|
O ano todo
|
Professor regente
|
|
Falta de material
|
·
Aquisição de material para as aulas de
conteúdos específicos, e material lúdico no geral para as demais aulas.
|
100%
|
O ano todo
|
SME
|
Estrutura física
|
·
Construção de quadra de esporte coberta.
|
100%
|
O mais rápido possível
|
SME
|
·
Construção de salas de aula.
|
70%
|
|||
·
Ampliações e reforma em geral.
|
90%
|
Conclusão
Se
o Plano de Intervenção Pedagógica caracteriza se como uma política pública do
governo, a qual se estabelece a partir de resultados de avaliações propostas
pelo sistema, para medir os níveis de
alfabetização de crianças ao final de três anos de escolarização é porque
o fracasso escolar é uma realidade da
escola pública brasileira. O Estado reconheceu esse problema e a sua atuação passa a ser
imprescindível na solução do mesmo. Sem o evidente fracasso escolar, não
existiria a necessidade de se intervir no ensino. Até o momento pudemos
perceber que a intervenção pedagógica, juntamente com o SIMAVE, foi capaz de
encontrar, inclusive, nomear aquelas crianças que não conseguem apresentar um
desempenho satisfatório em leitura e escrita ao final de três anos de
alfabetização. Nomear essas crianças é muito importante, para que essas, não
sejam esquecidas e consequentemente, excluídas do processo ensino aprendizagem.
Mas o processo de intervenção deve ir além de uma avaliação que diagnostica
aquilo que o aluno não foi capaz de aprender, isso significa que não basta
nomear esse aluno e simplesmente oferecer lhe novas oportunidades de
aprendizado, através do reforço escolar realizado. É preciso antes de tudo,
tornar a carreira do magistério interessante, não só em termos salariais, mas
principalmente resgatando o respeito e a dignidade que esse profissional há
muito perdeu. Caso contrário de nada irá adiantar chamá-lo por: professor... professor... professeur...
professore... teacher...
Equipe
Responsável:
|
|||||
Administrativo:
|
Pedagógico:
|
||||
__________________
Laila Leonel Barbosa
Diretora escolar
|
___________________
Keila Nunes Moreno
Vice diretora escolar
|
____________________
Benedita Antonio A. S.
Vice diretora escolar
|
___________________
Adriana Socorro Lima
Supervisora pedagógica
|
___________________
Célia Vilela
Supervisora pedagógica
|
__________________
Gilma Ap. da Silva
Supervisora
pedagógica
|
“O maior segredo para o
sucesso é o resultado do seu esforço, comprometimento e dedicação”.
Escola
Municipal Vicente Luiz Alves.
Carneirinho,
04 de setembro de 2014.
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